Hotelaria e Tecnologia na Retomada

Como a Tecnologia pode auxiliar a retomada nessa etapa na Hotelaria e Turismo.

Em junho 2020 vemos um início de retomada no setor Hoteleiro e Turismo.

Tempos para revisar as estruturas, mudar os processos, criar comitês, pensar na volta por etapas e várias outras estratégias foram discutidas.

Não basta apenas pensar em cancelar ou colocar em stand-by os contratos com os prestadores de serviços, porque agora na retomada o que realmente será necessário.

Mas será que a Tecnologia estava dentro desses comitês?

Existem várias opções para que a Tecnologia melhore os processos de retomada, ainda mais que será uma gradual, com menos colaboradores, com menos hospedes, com menos quartos disponíveis, com menos A&B e  com menos pedidos de Room Service.

Por outro lado teremos um aumento no trabalho da Governança, Reconciliação de Apartamentos, normas sanitárias, normas de acessibilidade, mapa de pessoas por ambiente.Com a volta da operação Hotelaria vemos que será uma abertura gradual em algumas regiões, Hoteis reabrindo com 20% da disponibilidade, 30% da disponibilidade ou 50% da disponibilidade.

 Aqueles que já reabriram ou não fecharam hoje estão com 5 a 10% de ocupação.

Com isso alguns cuidados devem ser tomados e medidas adotadas para que o custo caiba dentro da nova realidade.

Infra Estrutura de WIFI

Como não teremos todos os andares abertos preciso manter meu Link 100% com um custo elevado nesse momento?

Posso melhorar meu WIFI nos andares onde terei Hospedes melhorando a experiência para eles?

Datacenter ou CPD precisa estar local com alto custo de suporte?

Operação

Preciso estar pagando licença do meu sistema Front com 100% dos quartos se vou trabalhar nessa etapa apenas com 20 ou 30%?

Todo processo On-line de Check-in ou Check-out foi revisado nessa parada, para que os hospedes não precisem ficar parados no Lobby?

Hospede já recebe a chave pelo Celular?

Room Service

Meu processo já esta on-line onde o hospede pode fazer seu pedido pelo smartphone?

Ele ainda terá que pegar no telefone para fazer seu pedido?

Mas e a higiene do telefone?

Terei que ter um colaborador para anotar os pedidos?

Todo esse processo já pode ser On line através da leitura de um Qrcode no quarto, com o pedido indo direto para a cozinha.Se os Hoteleiros tivessem se preparado para esse processo antes, ate mesmo durante a parada poderiam estar vendendo comida por Delivery mantendo uma receita de A&B.

Governança

Todo o processo de reconciliação de apartamento, liberação do quarto, tempo de limpeza já esta dentro de uma aplicação para melhorar os KPIs e performance?

Ainda teremos os mapas de limpeza impressos e divididos com a camareiras? Liberação por radio ou telefone?

Quartos em Escritórios

Caso realmente esse seja um caminho para poder gerar uma nova receita, algumas mudanças e melhorias precisam ser feitas:

Meu WIFI nesse andar vai atender a demanda dos usuarios?

O que preciso mudar para atender essa demanda?

Nesses quartos/escritórios já tenho estrutura como USB disponível?

Meu Link atende essa demanda?

Como vou liberar as Internet nesses quartos/escritórios sem meu PMs?

Posso remanejar minhas antenas de WIFI de outros andares? Tenho Infra estrutura para isso?

A TV no quarto já tem acesso via HDMI ou Chromecast para transmissões de reuniões ou Lives?

Esses são alguns exemplos de como a Tecnologia pode melhorar em todos os processos produzindo uma melhor eficiência, segurança e trazendo redução de custos.

Todas essas Tecnologias já estão disponíveis hoje.

Iniciar pelo básico que é a revisão da Infra estrutura, implantar aplicações gerenciadas medindo performance e melhorando os processos operacionais são essenciais nesse momento.

E convenhamos tempo para pensar não faltou.

Jorge Della Via Junior.
Consultor e Especialista em Tecnologia e Transformação Digital para Hotelaria.

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